Projeto > Parcerias

Parcerias

O projeto é desenvolvido conjuntamente pelo Ministério da Fazenda e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (convênio IPEA-MF/GRA/MF/RJ nº 001/2006 – DOU 12/07/2006 renovado em 29/12/2010) em parceria com o Internet Archive e várias outras instituições como a Biblioteca Nacional (BN), o Departamento de Economia da PUC/RJ, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ).

O Internet Archive fornece gratuitamente a tecnologia de digitalização e as estações de trabalho Scribe®, além de divulgar o acervo digitalizado em http://archive.org/details/memoriaestatisticadobrasil.
O Internet Archive é uma instituição não lucrativa -- 501(c)(3) na legislação dos EUA --, localizada em San Francisco, USA, fundada em 1996 com objetivo explícito de construir uma biblioteca da Internet. Atualmente, oferece acesso permanente e gratuito às coleções históricas arquivadas em formato digital de textos, audios, filmes, videos, e imagens de todos os tipos e software, bem como web pages, para pesquisadores, historiadores, acadêmicos, e o publico em geral, além disso, provendo serviços especiais para leitura e acesso a informações para pessoas portadoras de deficiências.

A parceria com a Biblioteca Nacional visa a digitalização de obras e coleções para suprir lacunas eventuais do acervo da Biblioteca do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro. Dentre parcerias já realizadas com a Biblioteca Nacional incluem-se a digitalização da Coleção Wileman Brazilian Review cuja iniciativa se deveu ao Prof. Marcelo Paiva Abreu do Departamento de Economia da PUC/RJ; a Coleção Rio News cuja digitalização e documentação esteve a cargo da Prof. Maria Gabriela de Carvalho da PUC/RJ. v Outras parcerias em andamento com a Biblioteca Nacional incluem as coleções dos Relatórios Imperiais/Presidenciais; Relatório Provinciais/Estaduais; Relatórios Ministeriais; e, finalmente, e preenchimento de lacunas da coleção de Orçamentos do Império/República do Brasil.

A parceria com o IBGE foi, na verdade, o ponto de partida do projeto, tendo como objetivo a digitalização do Recenseamento Geral do Brasil em 1920.

Finalmente, a parceria feita com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) teve por finalidade dar treinamento profissionalizante aos alunos do curso secundário dessa instituição por meio de um programa de Iniciação Científica Jr. financiado pelo CNPq.