Projeto > Créditos

Créditos - Memória Estatística do Brasil na BMF/RJ

O projeto é desenvolvido conjuntamente pelo Ministério da Fazenda e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (por meio do convênio IPEA-MF/GRA/MF/RJ nº 001/2006 – DOU 12/07/2006 renovado em XXXX) em parceria com o Internet Archive.

A iniciativa do projeto é do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (NEMESIS), sob a coordenação de Eustáquio Reis do IPEA/RJ, e sua execução se realiza nas dependências da Biblioteca do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro, situada à Av. Antonio Carlos, 375, Grupo 1238, Castelo, RJ.

A contribuição da Administração Regional do Ministério da Fazenda é essencial para a própria existência do projeto. Primeiro, pela generosa permissão para se utilizar o acervo da Biblioteca do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro para fins de digitalização em formato magnético e disponibillização gratuita na internet. Segundo, pela cessão parcial do tempo de trabalho de suas bibliotecárias Kátia Oliveira e Vera Guilhon para coordenar a execução do projeto, orientando a identificação, catalogação e documentação do acervo selecionado para fins de digitalização. Terceiro, pela cessão de parte das dependencias físicas da Biblioteca para o funcionamento do projeto. E, last but not least, pela concessão de duas bolsas de estagiários para o projeto.

Desde março de 2012, o projeto é desenvolvido em parceria com o Internet Archive que fornece as tecnologias de digitalização, indexação, tratamento de imagens para disponibilização na internet.

O Internet Archive desenvolve e utiliza tecnologia de digitalização Scribe® que permite obter cópias digitais coloridas em formatos diversos como, entre outros, arquivos de imagem (e.g., jp2000), formatos com acesso à busca (e.g., PDF), registros de catálogos em formato MAR; e arquivos em formatos que permitem o reconhecmento ótico de caracteres (OCR). Atualmente, encontra-se instaladas em funcionamento na Biblioteca do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro, três estações de trabalho Scribe® equipadas com cameras fotográficas Canon EOS 5D Mark II com capacidade de processamento de 300-600 páginas por hora, dependendo do tipo de publicação ou objeto digitalizado e das demais atividades da equipe de digitalização. A utilização da tecnologia propiciada pelo Internet Archive significou melhoras substantivas nos padrões de qualidade, eficiência e velocidade do processo de digitalização.

Além do aporte de recursos do Ministério da Fazenda, as fontes de financiamento do projeto são o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPQ), a Fundação de Amparo á Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Os financiamentos da FAPERJ e do CNPq se deram, em grande parte, no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX), onde se integra o Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (NEMESIS) – Procs. FAPERJ nº E-26 171.185/2003, nº E-26 171.518/2006 e nº E-26 152.638/2006; CNP nº 02091/2005-3 -- tendo início em janeiro de 2004 e estando assegurado até junho de 2012.

Por meio dos financiamentos da FAPERJ e do CNPq foi possível adquirir a mesa digitalizadora para livros (bookscanner) Seleconta SC-7000 com tecnologia Fujitsu/Konica utilizado pelo projeto de 2005 a 2012; bem como grande parte dos programas computacionais e servições de programação utilizados para a recuperação das informações em formatos eletrônicos específicos; mais recentemente, esses recursos permitiram a aquisição do equipamentos computacionais e fotográficos que possibilitaram a migração do projeto para a teconlogia Scribe do Internet Archive.

Os financiamento da FAPERJ e do CNPq propiciaram também bolsas de Apoio Técnico e Iniciação Científica concedidas a estagiárias e assistentes nas áreas de biblioteconomia, informática e história, desde 2005.

O IPEA contribuiu com a colaboração e o tempo de trabalho de seus pesquisadores. Jorge Morandi, Coordenador de Informática do IPEA/RJ, é desde o início responsável pelas áreas de informática e computação do projeto, estando a seu cargo toda a orientação no que se refere infraestrutura física, programas de digitalização e de saída para a internet. Lucas Ferreira Mation, do IPEA/BSB, colabora integração com o Internet Archive e na concepção e desenvolvimento de novas ferramentas de internet. Além disso, o IPEA propiciou para a contratação de dois pesquisadores por meio do Programa Nacional de Pesquisa para o Desenvolvimento (PNPD).