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Manual de instruções para digitalizadores

Memória Estatística do Brasil
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA


Manual de Digitalização para Estações de Trabalho do Internet Archive
Tradução de Valter Lenine Fernandes
Revisão de Gabriela Warwar Texeira e Mariane Peixoto Mota
Rio de Janeiro
Março de 2012


CRONOGRAMA DE TREINAMENTO

Primeiro dia
Certificação do bookscanner
Nome (em letra de forma) ________________________________________________
Nome no Arquivo (cartão da biblioteca) ______________________________________
Endereço de e-mail (pessoal) _______________________________________________
Endereço de e-mail no Archive.org_________________________________________

Revisão da segurança, serviços ofertados e RH . Inclui a revisão de missão e objetivos do programa de digitalização de livro do Internet Archive; assinatura do contrato, crachá de identificação, etc.;
Criação das contas archive.org
Demonstração do controle de tempo (relógio) das atividades
Registro no twiki
Introdução à estação de trabalho Scribe;
O instrutor introduz conhecimentos básicos sobre a maquina e o processo de digitalização. São ensinadas noções básicas sobre documentação compartilhada/colaborativa (Wiki sigla para What I Know IS);
Demonstração do processo de digitalização;
Observação do funcionamento do bookscanner Scribe digitalizando um livro do começo ao fim.
Treinamento demonstrativo:
O instrutor digitaliza um livro com o bookscanner; demonstrando os detalhes da preparação, digitalização e pós-produção.

Treinamento prático:
1. O estagiário utiliza o bookscanner para digitalizar dois pequenos livros sendo supervisionado pelo instrutor que revisa os procedimentos básicos. Ênfase no processo e qualidade. Sendo bem sucedida a tarefa, passa-se para o passo 2 (dois), se não, repita.
2. O estagiário digitaliza dois pequenos livros sozinho, sob a supervisão do instrutor que restringe a esclarecer dúvidas.. Com o seundo livro, introduz-se o coneito de "modo repetição." Ênfase do processo de estagiárioado é colocada na qualidade, não na velocidade. Sendo bem sucedida essa tarefa, passar para o passo 3, se não, repetir.
3. Aprendiz digitaliza um livro sozinho, o instrutor de dar aprovação integral de qualidade (100 % QA) antes do livro ser arquivado. Avaliação da, qualidade e velocidade do processo. Sendo bem sucedida essa tarefa, passar para o passo 4, se não, repetir.
4. Estagiário aprende os procedimentos para arquivar . Passar para o passo 5.
5. Os próximos dois livros serão escaneados apenas pelo estagiário. O estagiário requisita assitência do instrutor para checagem de qualidade (100% QA) e para o procedimento de arquivar. A ênfase está na qualida e velocidade. Se for bem sucedida, vá para o passo 6, se não repetir.

Segundo dia
. Antes de iniciar, o estagiário deverá ter lido a documentação Twiki "Como digitalizar um livro". Introdução às planilhas de monitoramento.. As dúvidas do estagiário serão respondidas.
. Os livros do dia pro revisão integral do instrutor. A ênfase está na qualidade e velocidade do processo de digitalização.
. O instrutor realiza controles in loco ao longo da primeira semana de digitalização com o novo bookscanner.
. O instrutor trabalha com o bookscanner para atualizar o Wiki (até introduzir o fluxo de livros ).

Terceiro Dia
. O instrutor revisará on-line todos os livros escaneados pelos novos bookscanners durante o período de treinamento para assegurar a qualidade do processo, anotando os probmeas e revisando-os juntamente com os estagiários.
. O instrutor fará revisão integral do primeiro livro digitalizado no dia antes do procedimento de arquivar.
. No final do dia, o instrutor trabalha com os estagiários na atualização da documentação compartilhada/colaborativa Wiki . . Visão detalhada dos procedimentos de MetaManager

Como digitalizar um livro – procedimentos inciais
1. Antes de ir para a estação de trabalho, selecione um livro.
. Certifique-se que o livro selecionado tem as dimensões apropriadas para as configurações ppi (pixels per inch) da câmera da estação de trabalho.
. Isso implica utilizar o manual de instruções fornecido pelo centro de digitalização: o PPI é fixado em 300, 400 ou 500 nas câmeras MARK I, sendo 500 PPI para os livros menores, geralmente de 3 a 6 polegadas; 400 PPI para os livros de médio-porte; e 300 para os livros grandes (oversized).
. Caso o PPI do seu livro seja diferente daqueles fixados no "dropdown" menu e trilhos de localização da câmera, você precisará configurá-lo no menu e mover sua câmeras para o lugar correto nos trilhos.
2. Dirija-se para a estação de trabalho de sua escolha
. Luzes – Ligue as luzes na tomada e deixe-as "aquecer" por 15 (quinze) minutos antes de começar a digitalização.
. Camera -- retire as tampas da lente; certifique-se de que as câmeras estão ligadas. Antes de começar a sessão faça o teste do foco – primeira foto no auto focus (foco automático) e depois passe para o foco manual.
. Limpeza – Limpe o vidro da armação em ambos os lados com pano e solução álcool/água antes de iniciar a digitalização.
. Inicie a sessão (login) no computador – Entre com o seu nome, username (nome de usuário) e senha na tela do login.
3. Uma vez iniciada a sessão, clique em "Imagem"
. Haverá dois "dropdown" menus . Procure o identificador do livro no drop-down menu superior.
. Esse identificador poderá ser obtido pelas as 5-20 combinações de digitos/letras que são encontradas na orelha do livro.
Certifique-se que o dropdown menu do PPI está com a escolha de configuração correta.
Clique no identificador para escolher e aperte "abrir" e será carregado para o Scriblio e pronto para ser escaneado.

Escaneando (Scanning)
1. Pressione o pedal para levanter a cunha de vidro que prende o livro
2. Coloque o livro sob o vidro no lado direito da bandeija, fechado.
3. Retire a pressão do pedal para prender o livro com o vidro.
4. Clique no botão "Shoot" para iniciar a digitalização. Certifique-se de que o livro está corretamente centrado durante o teste.
5. Depois de realizado o teste, você pode digitalizar as páginas do livro das seguintes formas:
. Clicando em "shoot" com o mouse para cada página, OU
. selecionando o botão "Repeat" (repetir) com o intervalo de tempo de sua escolha, OU
. Use a tecla "Enter" para digitalizar. Nota: a tecla "Enter" não funciona depois de visualizar uma página no ato de dgitalizar. Deve-se clicar "shoot" uma vez para usar a tecla "Enter" como um atalho para digitalizar. Isto também vale para "reshoot".
. Você deve digitalizar o livro do começo ao fim, ou seja, da frente ao verso. todo o conteúdo do livro DEVE SER DIGITALIZADO. Depois de digitalizar a capa de verso deve-se digitalizar os cartões coloridos.
. Finalizada a digitalização, clique em "Finish" (Concluir). O computador irá perguntar se você tem certeza, e você vai clicar em "Yes" (Sim). Clique então em "Republish" (Republicar) e o computador irá perguntar se você tem certeza, clique "Yes" (sim) para iniciar a as tarefas de republicação.

Republicando (em formato digital)
1. Para os iniciantes, defina a página de visualização em 2-view (two-view/duas visões). Este é o botão que tem apenas dois retângulo, no canto inferior esquerdo do seu visualizador.
2. A parte da página cuja imagem será disponibilizada no site estará dentro da caixa azul, que é a sua "cropbox" (área de acerto). Elas podem ser deslocadas, mas o tamanho deve ser mantido consistente. O tamanho e o formato devem ser mantidos consistentes, bem como o texto no deve permanecer aproximadamente no mesmo lugar..
3. Três comando importantes para manter a consistência das imagens são "Copy crop from facing page" (Replicar acerto da página ao lado), "Copy crop across all right/left hand pages" (Replicar acerto em todas as páginas a sua direita/esquerda) e "deskew" (desentortar).
. "Copy crop from facing" (Replicar acerto da página ao lado) - Esta é opção recomendável para replicar a área de acerto (cropbox) de uma página para a subsequente.
. "Copy crop across all right/left hand pages" (Replicar acerto em todas as páginas a sua direita/esquerda) - Essa é a opção que permite replicar a posição e área de de acerto de uma página para todas outras páginas na mesma posição/orientação à direita ou à esquerda. Esse commando pode ser utilizado de forma eficiente para definir o tamanho inicial da área de acerto para todas as paginas do livro. A opção de acerto automático elimina necessidade acertos adicionais. Quando você define acertos para a frente, anula a opção de acerto automático.
. "Deskew" (Desentortar) – Esse commando é ativado quando se clica no círculo "on" perto da opção "Deskew" (Desentortar) e "Slider" (Deslizador). O "Slider" (Deslizador) é utilizado para alterar a inclinação da página. Frequentemente a página está distorcida/entortada porque o computador não reconhece a orientação de uma página totalmente em branco. Trazer a página de volta para uma posição normal, ou para uma posição onde o texto seja verticalmente e horizontalmente posicionado corretamente é fundamental!
4. Enquanto você folheia o livro, rotule os seguintes elementos:
. Capas, frente e verso
. Título da página
. Página de direitos autorais
. Primeira página do índice
. Páginas em branco do tecido, frente e versos
. Cartões Brancos
. Cartões Coloridos
5. Enumere as páginas de acordo com a numeração do livro.
. Ao encontrar paginas não numeradas, fora da sequência de numeração do livro (e.g. ilustrações, diagramas e outros conteúdos não-textuais), siga as instruções abaixo:
   Enumere como a página numerada anterior à página não numerada.
   Enumere como a página numerada posterior à página não numerada.
. São denominadas de páginas verdes aquela que foram enumeradas por você - isso significa que o número dessa página foi manualmente inserido na caixa de texto ou foi ignorado (checked off). As páginas amarelas são as que não foram enumeradas, mas tem sua numeração sequencial gerada pelo um computador a com base na enumeração dada.
O número das páginas laranjas estão foram da sequência de números de página do livro digitalizado (o que significa estar errado para computador).
6. As áreas de acerto não devem se estender até a dobra no encontro das páginas (que se contrapõe à lombada) dos livros. Dessa forma se evita a sombra que corresponde a essa parte.
7. Deixe sempre espaço adequado entre as bordas da área de acerto e do texto e, sempreque possível, o mesmo.
8. As opções para as páginas rejeitadas são:
. Redigitalizar ("Reshoot spread") - esta opção é utilizada quando a pagina é incorretamente digitalizada (desfocada, corte indevido, etc.). Eleve o vidro, ponha o livro sob vidro, redigitalize e substitua.
. Apagar ("Delete SPREAD") – Essa opção apaga a pagina.
. Inserir pagina ("Insert spread")– essa opção é similar a redigitalizar ( "reshoot spread"), mas ao invés de substituir, insere uma página anterior a que está sendo visualizada. Essa opção é utillizada quando a página foi perdido na digitalização inicial.
9. Uma vez que todas as páginas estejam anotadas, os erros corrigidos e todos os elementos necessários rotulados dentro do livro, você pode clicar em "Check-in". Clicando nesse botão, será fornecido uma lista de coisas que foram verificadas como corretas ou ainda por se fazer. Nota: Nem todos os livros têm tabela de conteúdos.
10. Uma vez que você tenha verficado e consertado os problema, você pode ir para o "Chek in" final. Nota: Se a lista de "chek in" aponta erros, problemas ou carencias que não se aplicam ao livro, você poderá (somente nesse caso) usar a opção de ignorar avisos ("Ignore Warnings").
11. Lembre-se sempre de inserir como post-scriptum qualquer comentário que possa afetar a percepção do leitor sobre o livro. Este comenário deverá ser introduzido na seção de notas ("notes:") antes de clicar no check-in.
12. Anote o total de páginas do livro que você compilou no seu bloco de notas.

Procedimentos de encerramento
1. Uma vez terminada as tarefas digitalização do dia, verifique os seguintes itens:
. Devolva os livros que terminou ao lugar apropriado;
. Limpe a poeira acumulada sobre ou em torno da estação de trabalhlo;
. Recoloque as tampas das lentes das câmeras;
. Descarte os cartões coloridos;
. Descarte a espuma e outros adereços de livro.
. Limpe o vidro com flanela embebida em solução de água/solução ;
. Desligue as luzes;
. Sair do programa Scriblio.

Lista de verficiação para estagiário
E-mail do estagiário: Chris Butler
a) Ter um arquivo de e-mail configurado para cada membro da equipe MEB/IA;
b) Instruções sobre como usar os "squirrel mail" ou "thunderbird".

Cartão da biblioteca do estagiário: archive.org.
a) Estagiário faz log-in para acessar ao archive.org

Papelada HR do estagiário: Jennifer Leebove
a) Todos os itens listados no wiki na seção de operações sob a rubrica Documentos HR. Manuseio do livro IA: Coordenador do site/Pessoal da Biblioteca
a) O que se "deve fazer" e "não se deve fazer" no manuseio de materiais frágeis

Política de Comidas e Bebidas : Funcionários do Coordenador do Site/ Biblioteca
a) O que deve fazer: mantenha os alimentos e bebidas longe de todos os materiais e equipamentos em todos os momentos;
b) O que não se deve fazer: beber perto dos materiais, comer perto de materiais, ter comida dentro da sala de digitalização, salvo permissão por IA ou Parceiro da Biblioteca.

Encontro pessoal com a Preservação/Funcionários da Biblioteca
a) Livro detalhado sobre o manuseio de materiais fornecidos para o centro de digitalização

Formação da busca de utilidades com o Pessoal/Parceiro da Biblioteca: Coordenador do Site a) Como criar uma lista de opções;
b) Como usar o "biblio";
c) Como usar a lista de opções uma vez que os ítens temham sido carregados;
d) Como verificar todos os ítens antes da lista de seleção final ser enviada de volta à biblioteca parceira;
e) Certificação legal de cópia.

Conta FedEx e Instruções: Coordenador do Site a) Como realizar o log em conta IA;
b) Como enviar as câmeras de volta ao coordenador do site;
c) Como agendar uma escolha.

Procedimento de reparo da câmera: Coordenador do Site a) Como identificar o problema para o reparo fácil;
b) Como embalar uma câmera/lente;
c) Manter o controle de todos os números de série e peças.

Uso de Wiki: Coordenador do Site a) Respostas às perguntas mais comuns;
b) Quadro de horários;
c) Informações do Sócio da Biblioteca;
d) Contatos do pessoal técnico;
e) Atualizações sobre os procedimentos da empresa.

Calibração de câmera: Coordenador do Site a) Criação de livros de teste para calibração;
b) Diferença de calibração com um livro de 300, 400 ou 500 PPI.

Manutenção da máquina para reparos: Coordenador do site a) Como reparar um vidro quebrado;
b) Como reparar um pedal;
c) Como alinhar um zig

Digitalização 101: Coordenador do Site a) Como colocar um livro dentro da armação;
b) Como virar as páginas;
c) Como usar o pedal;
d) Como focar as câmeras;
e) Como digitalizar um desdobrável;
f) Como gerenciar livros em um carrinho;
g) Como usar reeditor;
h) Como usar o re-reeditor;
i) Como fazer o "check in" de um livro.

Metamanager: Coordenador do Site a) Como executar relatórios;
b) Como TO GUT (preservar?) um livro;
c) Procedimento de nova digitalização;
d) Redrows.

Os embarques de entrada e de saída: coordenador do site a) Carrinhos Labeling;
b) Manter os ítens em ordem e organizados.